Gritar faz você mais forte?

22 05 2013

Toda vez que a Big Up ou a Sender lançam um filme novo é a mesma coisa: Lá está o Chris Sharma berrando enquanto se joga de regletinho para regletinho em alguma via longuíssima e negativa na Espanha. E essa gritaria toda? Ajuda?

Nem foi difícil achar uma imagem dele gritando…

Eu gosto de pensar que sim. Mesmo que seja naquele sétimo grau nosso de cada dia, acho que aquele gritinho no crux dá um up sim. O Karatê e o Kendô estão aí há séculos para nos dar esse back-up. Há quem diga que o grito enrijece os músculos do core, dando mais estabilidade ao movimento. A expiração abrupta causada pelo grito poderia aumentar o alcance do seu move, ao contrário da redução de velocidade esperada quando prendemos a respiração. Além disso, tem a questão psicológica: o grito abafaria aquelas vozinhas na sua cabeça pedindo pra você gritar “Xupingole! Retesa!”.

Kiyaii!!! Kyaiiii!!!!

É claro que o uso indiscriminado dessa “técnica” tem os seus riscos. Você pode se tornar o idiota gritão dos picos de escalada, além de estar desperdiçando a sua energia na hora errada . O Dave Macleod escreveu um artigo interessante sobre isso, (que eu descobri depois de começar escrever esse post), que vale a leitura. Tem também esse artigo, comparando os tipos de gritinhos, desde a Sharapova, até o Sharma e o Ondra.

Mas afinal, usar ou não usar? Acho que vai de cada um. Só pense em uma coisa antes de se decidir: enquanto a sua expectativa é essa:

Tsááááááá!

A sua realidade por ser essa:

Reflita com carinho.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

22 05 2013
usprodrigo

KKKk demais o post!!! Tsáaaaaa! Os gritinhos ajudam horrores! Bruce lee já dizia! hehehe Agora uma pergunta: O ar saindo pra cima da o mesmo efeito quando expulso por baixo? Porque parece que ajuda também hein?! kkkkk

23 05 2013
Junior Maia

E como ajuda! rsrsrsrrsrs

23 05 2013
Breno

quequéssas minas gritando???

24 05 2013
Filipe Careli

Tinha que ser ensinado nos CBM/CBE: Antes de escalar, mentalize o desenho animado preferido da sua infância! Na hora do sufoco, grite com toda intensidade: kamehame-ha, Raduken, pelos poderes de grayskull, ou derivados! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: